Arroz de Pato

O Arroz de Pato estão é um alimento muito rico em proteínas e nutrientes. Além disso, oferece alguns benefícios que não se encontra em outros tipos de carne. Por exemplo, é eficaz para a cicatrização e saúde da pele. Este prato, também é responsável por oferecer uma quantidade considerada muito importante de glicina ao corpo humano. Esse aminoácido é essencial ao corpo, pois a partir dele podemos ter o fortalecimento ósseo e melhor função cerebral. 

Ingredientes para o Pato:

Pato / Cebola Grande / Folha Louro / Alho / Cenoura / Chouriço de Carne / Presunto / Vinho do Porto / Pimenta.

Ingredientes para o Arroz:

Arroz Carolino / Cebola / Caldo do Pato / Gordura do Pato / Sal.

Preparação:

Num tacho anti aderente e com capacidade para cozer o arroz coloque o peito do pato com a pele para baixo e deixe em lume brando até que a gordura seja libertada. Reserve para mais tarde.

Numa panela coloque o meio pato em pedaços e acrescente chouriço e presunto.

Junte também cenoura, cebola, alho e louro, e por fim meio cálice de Vinho do Porto.

Regue com água, tempere com pimenta e leve ao lume durante 45 minutos.

Quando estiver bem cozinhado, retire o pato do lume e desfie. Reserve também o chouriço, o presunto, parte do caldo e a gordura que sobrou da cozedura.

Para o arroz, comece por picar uma cebola, e leve a refogar na gordura do pato.

Entretanto, junte o arroz ao tacho para que frite ligeiramente.

Regue com o caldo da cozedura do pato, tempere com sal, e deixe cozinhar durante 10 minutos.

Enquanto isso, corte o chouriço em rodelas e o presunto em pequenos pedaços. Por fim, disponha tudo numa assadeira.

Faça uma cama de arroz, coloque por cima o pato e o presunto, volte a tapar com arroz e termine com o chouriço, antes mesmo de levar ao forno durante 10 minutos.

Leve ao forno a 220 º C até dourar.

Sirva este arroz de pato bem tostado.

 

História 

Acredita-se que a primeira preparação do arroz de pato aconteceu em Portugal. Assim,teve origem no seminário de Braga, o mais antigo do país. Essa cidade foi fundada por romanos por volta de 16 a.C. Além disso, ela é reconhecida por sua incomparável habilidade à gastronomia.

Inicialmente, a receita era feita a partir de patos selvagens. Também há quem diga que ela surgiu como uma alternativa para reaproveitar alimentos sem utilidade. Mas ela acabou se tornando muito famosa, sobretudo pela textura da carne de pato. Afinal, ela é muito macia e traz um sabor marcante ao paladar.

Com isso, o arroz de pato foi admirado e ganhou espaço na culinária de diversos restaurantes. Hoje ele é uma iguaria sofisticada e com grande destaque na gastronomia portuguesa. Por essa razão, ainda é um dos principais acompanhamentos dos tradicionais pratos lusitanos.