Feijoada á Transmontana

feijoada à transmontana é um dos pratos típicos da gastronomia portuguesa. Originária da região de Trás-Os-Montes e Alto Douro no norte de Portugal.

Ingredientes:

Feijão vermelho / Cenoura / Nabiças / Carne de vaca / Costelas de porco / Orelha de porco / Chispe de porco / Chouriço de vinho / Morcela / Pernil fumado / Cebola / Alho / Azeite / Louro / Vinho branco / Sal e pimenta.

Preparação:

Passo 1 -  De véspera põe-se de molho em água fria o feijão.
No dia seguinte, coze-se o feijão na água em que demolhou, e reserva-se a água da cozedura.

Passo 2 - Num tacho cozem-se as carnes, e os enchidos, excepto a carne de vaca e vão-se retirando conforme estiverem cozidas.
Noutro tacho faz-se um bom refogado com cebola, alho e azeite.
Coloca-se a carne de vaca partida aos bocados, rega-se com um pouco de vinho branco, juntar a folha de loureiro e deixar estufar lentamente acrescentado a água da cozedura dos feijões.

Passo 3 - Juntar a cenoura às rodelas para que coza. Colocar as nabiças devidamente escolhidas e lavadas para que cozam. Acrescentar calda conforme for necessário.
Juntar as carnes já partidas, e os enchidos, temperar com sal e pimenta, e por fim colocar o feijão. Deixar apurar e servir com arroz branco.

História

feijoada à transmontana é originária da região de Candedo, Vinhais em Trás-Os-Montes no norte de Portugal. Era servida como parte das festividades tradicionais do Domingo Gordo. Nos dias de hoje é uma iguaria confecionada muito frequentemente em restaurantes e por particulares.

A origem é medieval, resultante de aproveitamento de restos de carne e vegetais ensopados.

Os ingredientes disponíveis eram usados todos juntos no mesmo tacho.

A feijoada á transmontana é também a inspiração para a feijoada brasileira e todas as feijoadas comuns na culinária lusófona.