Francesinha
A Francesinha é um estilo de Sanduíche classificada como uma das melhores do mundo, em que entre duas fatias de pão encontram bife, salsicha fresca, linguiça, mortadela ou fiambre. Tudo isto coberto por fatias de queijo. E a rematar este festival de sabores, um saboroso molho picante, que é o segredo dos deuses, para quem o sabe fazer na sua perfeição.
Esta iguaria portuense pode ser servida com batatas fritas, e para uma refeição mais completa deve ser acompanhada com um boa caneca de cerveja.
Francesinha tradicional
Francesinha cortada a meio e a ser regada com o seu molho especial
História
Segundo reza a lenda, e esta será a mais conhecida história na cidade do Porto, a primeira Francesinha nasceu na cervejaria “A Regaleira”, na Rua do Bonjardim, por volta de 1950. Foi Daniel David Silva, um emigrante em França, que desenvolveu a receita na Invicta, inspirado numa sanduíche francesa de nome croque-monsieur.
Consta-se que Daniel David Silva ficou inspirado por este prato francês e decidiu adaptá-lo aos sabores e paladar português, tendo, então, incluído carnes e queijo. Diz-se que nos seus primórdios a composição da francesinha era diferente da atualidade, mais simples, incluindo apenas carnes e queijo. Atualmente, porém, já vemos francesinhas com ovo, batata, vegetariana ou até com marisco.
Em relação ao nome desta iguaria portuense, esta será mais uma história que se fica por lendas e teorias.
Se por um lado se diz que é uma adaptação da sanduíche francesa e o nome resulta daí mesmo, por outro fala-se numa forma de Daniel David Silva se lembrar das mulheres francesas, que eram mais atrevidas e picantes do que as mulheres portuguesas da época.
Talvez daí, o molho de Francesinha, picante e magnifico, que só o senhor Daniel David Silva poderia nos fornecer a receite original.