Sardinhas assadas na brasa

As sardinhas assadas na brasa são um clássico português, especialmente durante os meses de verão e festas populares, S. António, S. João e S.Pedro. É um prato simples e saboroso, perfeito para partilhar com amigos e familiares.

Ingredientes:

Sardinhas / Pimentos / Cebola / Azeite / Vinagre / Sal grosso / Batatas.

Preparação:

Uma boa brasa de carvão ou madeira na churrasqueira, coloque as sardinhas cruas bem temperadas com sal grosso na grelha e deixe assar cinco a seis minutos de cada lado. Se tiver espaço na grelha, aproveite para assar os pimentos inteiros até ficarem um pouquinho queimados. No entretanto comece a cozer as batatas com casca ou sem , conforme o gosto pessoal, e tempere com sal na panela . 

Quando os pimentos já assados, deixe arrefecer e corte aos bocados conforme o seu gosto, junte a cebola e regue com um pouco de azeite e vinagre... A salada está pronta.

As sardinhas conforme estiverem assadas, coloque em uma terrina, cobra-as, pode ser um pano de cozinha para não arrefecerem rapidamente. 

No estretanto, as batatas estão cozidas, se foram cozidas com a casca, tire a casca.

Sirva-se com uma ou duas sardinhas no prato, duas ou três  batatas e regue com um pouco de azeite. Acrescente ao prato um pouco de pimentos com sebola. Bom apetite.

História

A sardinha é um peixe muito apreciado em Portugal, país onde a pesca é uma tradição.

A história da sardinha em Portugal cruza os séculos. Mesmo antes da ocupação romana na região (218 a.C.).

Este pequeno peixe muito comum entre as costas atlânticas da França e de Marrocos onde a costa portuguesa se insere, tem sido um símbolo nacional tradicional há séculos. Ela está tão bem inserida na cultura portuguesa que existe diversos registros deste prato na literatura portuguesa.

Assar sardinhas tornou-se uma tradição da cultura Portuguesa e assá-las nas calçadas é uma marca de Portugal. Entre os séculos XIX e XX, a sardinha foi um prato básico para inúmeras famílias com poucos recursos financeiros.

As sardinhas tem uma grande importância na luta por um melhor controle do colesterol, também ajudam no controle da hipertensão e na prevenção de riscos de acidentes cardiovasculares.

Nos dias de hoje, poucos são os portugueses que não gostam de uma boa sardinhada, sejam pobres ou ricos.