Rojões á Minhota com Sarrabulho

Rojões á minhota é um prato típico da culinária de Portugal, mais concretamente, da região do Minho, no Norte do País. É uma iguaria portuguesa com certeza.

Ingredientes:

Perna de porco /  Tripa enfarinhada / Fígado de porco / Redenho / Sangue de porco / Banha de porco / Alho picado / Vinho branco / Folhas de louro / Pimentão doce / Limão / Pickles / Salsa picada / Azeitonas pretas / Cominhos /  Piripiri / Vinagre de vinho tinto.

Preparação:

Na véspera colocar os rojões numa bacia, colocar o alho esmagado e picado grosseiramente, o vinho branco, as folhas de louro, o sal, piripiri líquido, o sumo de limão. Mexer e tapar com película aderente de um dia para o outro. 

 No próprio dia, começar por colocar o redenho cortado em nacos num tabuleiro, temperar com sal e levar ao forno a 180ºC até ficarem dourados e ligeiramente tostados. De vez em quando deve retirar a gordura que se vai acumulando e reservar.

Colocar os rojões num tacho largo juntamente com a banha da cozedura do redenho e se necessário acrescentar mais alguma banha de porco. Cozinhar os rojões e quando estiverem quase prontos acrescentar a marinada e cozinhar mais uns minutos. 

Fritar a tripa enfarinhada até ficar bem tostada. Retirar e colocar sobre papel absorvente. Cortar em nacos regulares. 

Cortar o fígado de porco em bifes pequenos, temperar com sal e pimenta e fritar numa frigideira com um pouco de gordura à sua escolha. 

Colocar os rojões numa travessa de barro com um pouco de molho, por cima meter os enchidos, as pickles, as azeitonas, a salsa picada.

Sangue

O sangue é  cozido, temperado com azeite e alho.

Sarrabulho

Ingredientes:

Galinha / Carne de vaca / Fressura de porco / Ossos da suã (na falta, pernil salgado) / Salpicão / Presunto / Toucinho magro / Pães de trigo secos / Limões / Vinho do porto / Cominhos / Sal / Pimenta branca.

Preparação de Véspera:

1º Coloque numa panela todas as carnes , juntas com a “boneca”, cubra tudo largamente com água  e deixe cozer bem, até as mesmas ficarem aptas para esfiar;

2º Esfie as carnes muito fininhas e triture a fressura, cortar miúdo. Reserve os ossos, pele da galinha  c/alguma gordura( da galinha) para ferver com água para acrescentar às papas, se necessário; a água da cozedura é passada num coador, para retirar qualquer bocado de osso;

3º Corte os pães em pedacinhos muito pequenos;

No dia de serem servidas:

4º Põe-se a ferver a água onde as carnes cozera depois de coada;
5º Introduz-se o pão já partido mexendo com uma colher de pau;
6º Junte as carnes sem parar de mexer;
7º Tempere com sal e retifique a pimenta, se necessário;
8º Deixe Cozer +/- 1 hora até engrossar e mexa com um garfo de dentes compridos para não emborbotar;
9º Quando ficarem espessas junte o sangue da galinha, mexendo sempre e deixe ferver alguns segundos.

Na mesa:

10º Polvilhe as papas com bastantes cominhos e sumo de limão, a gosto.

 

História

A origem dos Rojões à Moda do Minho está ligada à tradição agrícola e pastoril da região. No passado, os agricultores e pastores minhotos criavam porcos em suas propriedades e aproveitavam cada parte do animal para alimentar suas famílias.