Polvo Cozido

O Polvo cozido com batatas e grelos é um prato tradicional português, muito fácil de cozinhar, e talvez tenha sido dos primeiros a serem confecionados com polvo em Portugal.

Ingredientes:

Polvo / Azeite / Vinagre / Pimenta preta / Batata / Grelos / Sal.

Preparação:

1. Colocar água ao lume, numa panela de pressão e deixar ferver.

2. Para que o Polvo não perca a pele durante a cozedura, espetar um garfo na cabeça do Polvo e mergulhar na água a ferver durante 2 seg., retirando-o de seguida. Repetir esta operação três vezes consecutivas.

3. Depois colocar o Polvo e fechar a panela de pressão. Quando começar a sair a pressão, deixar cozer durante 15 a 20 min.

4. Servir o Polvo cozido com batatas e grelos cozidos, temperado a gosto com azeite, vinagre e pimenta preta moída no momento.

 

Polvo á Lagareiro

O Polvo á Lagareiro é uma receita tradicionalmente portuguesa. Nela, o polvo é protagonista é cozido e assado na grelha até adquirir uma boa textura.
Seu nome está relacionado à figura do lagareiro (pessoa que trabalha na produção de azeite). Por levar grande quantidade de azeite, esse prato recebeu esse nome.

Ingredientes:

Polvo / Sal / Pimenta preta / Alho / Batatas pequenas / Azeite / Coentros / Cebola / Azeite / Limão.

Preparação:

O polvo deve ser cozido em água, apenas com um fio generoso de azeite e ½ cebola. Só depois de cozido tempere com sal e deixe uns 10 minutos dentro de água. Noutro tacho entale as batatinhas por 10 minutos, temperadas com sal. Depois, leve o polvo a grelhar nas brasas. As batatinhas deverão ir ao forno com casca, temperadas com um fio generoso de azeite, durante 20 minutos.

Prepare então o molho de coentros, coloque o azeite numa tigela e pique finamente o molho de coentros e os dentes de alho cortados finamente, um pouco de pimenta preta e envolva tudo muito bem.
Decorrido o tempo, separe o polvo por tentáculos para dispor numa travessa, juntamente com as batatas que deve apertá-las (a murro).
Faça os pratos e tempere com o molho de coentros e acompanhe com salada. Se gostar esprema um pouco de limão por cima do polvo.

Arroz de Polvo

O Arroz de Polvo é um prato bem popular na culinária portuguesa. Sua origem tem raízes profundas nas comunidades pesqueiras e costeiras e remontam a gerações de pescadores que, de forma criativa, buscaram maneiras de incorporar o polvo às suas refeições diárias.

Este prato é uma iguaria Portuguesa tradicional mas de dificel confeção, devido ao preparo do polvo e arroz que carece de um preparo especial. Por este motivo não apresentamos, os ingredientes e preparação do mesmo, porque não encontramos receita credivel do Arroz de Polvo.

História

O Polvo é protagonista de bons pratos da gastronomia portuguesa e contemporânea. Ele foi introduzido na alimentação humana há milênios. Existem registros de receitas utilizando esse molusco na coletânea de receitas romana "Apicius", que foi escrita entre os séculos IV a.C. e V a.C.

polvo  começou a ser apanhado, porque andava a rondar os mariscos que se alimentavam dos desperdícios das baleias.  Existe também um ciclo entre as vidas do polvo e da baleia.