Frango Assado na Brasa

Contra fatos não existem argumentos, o Frango assado na Brasa é um dos pratos populares mais encontrados nas churrasqueiras de Portugal, possuindo diversas variações de preparo. É uma paixão mundial para pessoas de qualquer idade, praticamente em qualquer país do mundo.

Com esta ave em Portugal " Frango" exite mil e uma maneiras de o confecionar!!!

Ingredientes:

Frango / Margarina / Colorau / Cerveja / Sal grosso / Alho / Caldo knorr / Vinho tinto / Limão.

Preparação:

Coloque o frango em água, suco de limão e água fervente por aproximadamente 10 minutos.

Tempere com o alho amassado, sal grosso, vinho, cerveja, tablete de caldo  knorr.

Coloque para descansar em uma embalagem plástica por 2 horas.

Leve à churrasqueira no espeto de três pontas a 40 cm do fogo por aproximadamente 60 minutos virando de lado a cada 10 minutos.

Regue o frango com o molho restante do tempero a cada virada.

História

A origem histórica do método de assar frango remonta aos tempos antigos e está ligada à descoberta do fogo e ao desenvolvimento das técnicas de cozinhar. O Frango Assado é uma prática culinária que tem sido realizada em diferentes culturas ao redor do mundo, e sua popularidade se deve em parte à sua simplicidade e sabor delicioso.

A domesticação e criação de aves, incluindo o frango, remontam a milhares de anos. Inicialmente, os frangos eram caçados na natureza, mas com o tempo, as pessoas começaram a criar e domesticar essas aves para uso alimentar. O cozimento das aves, incluindo o frango, provavelmente começou com o uso de fogueiras abertas.

Outras sugestões para cozinhar com Frango

Frango Assado no Forno

Arroz de Frango

Frango Guisado

Sopa de Canja

A cozinha tradicional portuguesa está intimamente ligada à história dos Descobrimentos e a canja de galinha é exemplo disso.

Ingredientes:

Água / Cebola pequena / Alho / Sal / Massas para canja.

Preparação:

Cozer 1/2 galinha em bastante água, acrescenta-se 1 cebola pequena e 1 dente de alho tempera-se de sal,

Depois de cozida retira-se a galinha, deixa-se arrefecer um bocadinho para poder desfiar, no caldo coze-se as massas  para canja e junta-se a carne desfiada ao caldo e já está.

História

Para o aparecimento desta receita em Portugal existem duas hipóteses, alguns acreditam que tenha sido importada da China, inspirando-se no “congee“, outros pensam que seja uma receita de fusão que parte da indiana “kanji“, um ensopado de arroz, ao qual os portugueses juntaram a galinha, como defendia Garcia da OrtaA verdade é que de uma forma ou de outra os portugueses importaram e apropriaram-se das receitas típicas dos países e culturas onde chegaram.