Chanfana

chanfana é um prato de origem popular tradicional de Portugal. É um prato à base de carne de cabra ou carneiro, assado dentro de caçoilas de barro preto em fornos a lenha. Miranda do Corvo é chamada Capital da Chanfana, assim como Vila Nova de Poiares é chamada Capital Universal da Chanfana. Esta iguaria, também é muito tipica do centro de Portugal nos distritos de Viseu e Coimbra.

Ingredientes:

Cabra velha ou borrego em pedaços / Vinho tinto / Alho / Sal / Cebola grande / Azeite / Cravinho / Louro / Alecrim / Aguardente / Batata cozida / Salsa. 

Preparação:

Passo 1 - Coloque a carne em vinha-d'alhos (vinho tinto, alho, sal), pelo menos durante 24 horas.

Passo 2 - Num recipiente de barro, aloure a cebola, previamente descascada e cortada em rodelas finas, no azeite. Junte a carne e a vinha-d'alhos, o cravinho, o louro e um molho de alecrim e deixe estar a ferver.

Passo 3 - A meio da cozedura adicione a aguardente, tape e deixe ficar a ferver até a carne estar meio cozinhada e terem passado os cheiros da aguardente e do vinho.

Passo 4 - Pré-aqueça o forno a 120 °C.

Passo 5 - Leve o recipiente de barro, bem tapado, ao forno e deixe cozinhar cerca de 4 horas.

Passo 6 - Sirva a carne com batata cozida e salsa.

História

Registos históricos apontam para o aparecimento da chanfana em Portugal, aquando das Invasões Francesas no início do século XIX, na região centro, mais propriamente nos distritos de Viseu e Coimbra.

Uma das versões é a de que o prato foi inventado pelas monjas do Mosteiro de Semide que, para evitar que os franceses lhes roubassem os rebanhos, mataram os animais e os cozinharam. Como os franceses tinham envenenado as águas, as monjas utilizaram vinho para a sua confecção.

chanfana é referenciada em escritos desde o século XVII (Miguel de CervantesBocageNicolau TolentinoMiguel Torga, entre outros), que referem a esta iguaria como um prato de subaproveitamento que teria aparecido do povo. Os que tinham menos poder económico aproveitavam tudo o que poderia originar uma boa refeição, tudo que tinham em casa, como as cabras velhas que já não davam leite.