Leitão á Bairrada

Leitão á Bairrada, é um prato tradicional da região da Bairrada, que fica localizada na zona centro de Portugal. A iguaria consiste em um pequeno leitão assado lentamente em um espeto, de modo que a pele fique dourada e crocante e a carne muito macia.

 

Ingredientes:

1 leitão de aproximadamente 5kg / Sal grosso / Alho, pimenta e louro / Banha de porco.

Preparação:

1 - O leitão deve estar completamente limpo, sem pêlos.

2 - Fazer cortes profundos  na carne para que as especiarias penetrem bem.

3 - Esfregar generosamente o leitão com sal grosso, certificando-se de que fica bem revestido de todos os lados. Este é um dos segredos para uma pele estaladiça e saborosa.

4 -  Deixar o leitão repousar no frigorífico, coberto com película aderente ou um pano, durante a noite, para que o sal penetre na carne.

Preparar o tempero

5 - Descasque várias cabeças de alho e esmague-as até obter uma pasta.

6 - Adicione pimenta preta em grão a gosto e misture bem com a pasta de alho.

Rechear e cozer

7 - Pré-aqueça o forno a uma temperatura elevada, normalmente cerca de 220°C.

8 - Lave o leitão para retirar o excesso de sal, mas não o retire completamente, pois o sal é essencial para tornar a pele estaladiça.

9 -Rechear o interior do leitão com as folhas de louro e a pasta de alho e malagueta preparada anteriormente.

10 - Cose a barriga do leitão com fio de cozinha para manter o recheio no sítio.

11 - Colocar o leitão num tabuleiro, com a pele virada para cima.

12 - Regue generosamente a pele do leitão com banha derretida.

13 - Cozer o leitão no forno pré-aquecido, reduzindo a temperatura para cerca de 180°C.

14 - Asse o leitão durante aproximadamente 2 a 2,5 horas, ou até a pele ficar dourada e estaladiça e a carne suculenta e cozinhada no interior.

Leitão acabado de sair do forno.

Esta iguaria também é servida em pão dominada por Sandes de Leitão.

Molho de Leitão

Ingredientes:

Alhos descascados / banha de porco / Pimenta preta / Sal grosso.

Preparação:

Esmague primeiro os dentes de alho descascados e o sal e só depois a banha de porco e a pimenta.
Esmage e misture até alcançar uma consistência homogénea e com a textura ideal para barrar o leitão.

Nota: O molho de leitão pode ser utilizado em outros pratos, como tabem na sopa... muito bom.

 

História

Leitão á Bairrada é um dos pratos tradicionais mais conhecidos e apreciados pelos portugueses, tendo sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Apesar de se saber que os romanos já apreciavam leitão, não são muitos os livros de gastronomia que o referem assado. Facto é que desde o século XVII que a criação de suínos se tornou excedentária em terras da Bairrada e esse facto constituiu um grande impulso que o levou à sua comercialização.

O documento mais antigo que se refere a esta iguaria é uma receita  de 1743, provavelmente do Mosteiro do Lorvão ou do Mosteiro da Vacariça, compilada num caderno de refeitório de 1900 por António de Macedo Mengo, na qual é descrita uma receita que quase coincide com a receita actual.

Devido a esta falta de documentação mais exacta, todos os concelhos da região da Bairrada reivindicam a sua origem, desde o concelho da Mealhada, a Sul até ao de Águeda, a Norte, não sendo consensual e gerando várias disputas.

A sua comercialização assado terá começado em Covões (Cantanhede), segundo um documento do início do século XX, de uma encomenda feita pela Sociedade das Águas de Luso, mas o seu grande arranque terá sido levado a cabo por Álvaro Pedro, nascido em Alpalhão, freguesia de Aguim (Anadia), começou por vender no seu negócio em 1941, as famosas sandes de leitão aos poucos automobilistas que então circulavam na EN1 e mais tarde, 1949, abre o primeiro restaurante que comercializa para o grande público leitão assado à Bairrada, situado na então aldeia de Sernadelo, a poucos quilómetros de Alpalhão e hoje integrada na malha urbana da Cidade de Mealhada. Depois deste arranque muitos restaurantes se seguiram preenchendo as laterais da EN1 de uma ponta à outra de Mealhada, mas a ideia também pegou nos concelhos vizinhos e também parte integrante da Bairrada como Anadia, Cantanhede, Oliveira do Bairro e Águeda.