Caldeirada de Peixe
A Caldeirada de Peixe é um prato tradicional português, que consiste num cozido que mistura uma variedade de peixes do mar, em que se destacam o congro, o pescado mais comum na caldeirada, mas também outros como a raia, o tamboril , lula etc... Este prato pode ser confecionado com variedades de peixe ao gosto de cada um. A Caldeirada de Peixe pode-se encontrar com facilidade em restaurantes, nas regiões pescatórias, de norte a sul de Portugal.
Ingredientes:
Peixes variados / Batatas / Cebola / Pimento / Tomates / Azeite / Sal / Malagueta de piripiri.
Preparação:
- Descasque a cebola, corte-as em rodelas finas e espalhe-as sobre o fundo do tacho. Descasque as batatas, corte em rodelas e coloque por cima das cebolas. Lave e corte o pimento em tiras tendo o cuidado de o limpar de todas as sementes e peles brancas. Espalhe as tiras de pimento sobre as batatas. Lave o tomate, corte-o em bocados e disponha-o sobre os restantes legumes. Regue com o azeite, tape o tacho e leve a cozinhar sobre lume brando. Agite o tacho de vez em quando.
- Entretanto tempere os peixes com sal. Passados cerca de 10 a 15 minutos das batatas estarem ao lume, junte-lhes os peixes e a malagueta de piripiri esfarelada. Tape de novo o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando aproximadamente mais 10 minutos para cozer o peixe. Agite o tacho de vez em quando e, quase no final da cozedura prove para verificar se há necessidade de rectificar o sal.
História
Caldeiradas de peixe, são uma forma de expressão culinária da costa portuguesa. A primeira caldeirada, deve ter sido de uma simplicidade quase acidental. Quem partia à pesca também precisava de comer, e assim os pescadores utilizavam o peixe pescado, totalmente fresco para se alimentar. E por aqui começará o primeiro conceito de caldeirada. Depois a utilização de legumes que fornecessem outros sabores á cozedura. O resto é a imaginação individual a funcionar e a disponibilidade de produtos e de temperos. Agora é muito vulgar as caldeiradas terem batatas e tomate. As caldeiradas são divulgadas a partir de meados do século XIX.
Portugal é um país muito consumidor de variassímos pratos, e de várias especíes de peixe pelos seus habitantes, que no dia á dia os confecionam de várias maneiras, cozido, assado no forno, na grela ou frito.
O consumo de peixe trás muitos beneficíos para Saúde, como são grandes fontes de proteínas e podem ser usados para substituir as carnes e o frango da dieta. As proteínas são nutrientes importante para a formação da massa muscular, dos cabelos, da pele, das células e do sistema imunológico.
Pratos de peixe Tradicionas Portugueses
Robalo no forno
Cavala no forno
Pescada frita
Savél frito
Savelha no forno
Truta frita