Tripas á moda do Porto

As Tripas á moda do Porto é um prato genuíno da cidade do Porto, muito tradicional em Portugal também apelidado em outras regiões como Dobradinha.

Ingredientes:

Feijão manteiga domolhada / Dobrada de vitela (sola e folhada)  / Chispe de porco  / Mão de vitela / Presunto gordo / Salpicão do Douro / Galinha gorda / Chouriça de carne / Folhas de louro / Dentes de alho / Cebola / Sal e pimenta / Cenoura média / Azeite / Banha de porco / Colorau / Cravinho-da-índia / Cominhos em pó.

Preparação:

1-Depois de muito bem lavada a dobrada, esfregue-a muito bem com sal grosso e coloque-a de molho em vinagre, água e limão cortado e espremido durante 1 hora. Lave de novo em várias águas e coloque numa panela com água e deixe ferver durante 1hora.
2- Retire então essa água e coloque a galinha e a mão de vitela juntamente com as tripas e leve de novo a cozer até a galinha estar cozida e retira-a, deixando acabar de cozer as tripas e a mão de vitela.
3- Coza o feijão e, à parte, o chispe de porco.
4- Leve ao lume o azeite, a banha de porco e junte os alhos picados e a cebola picada deixando alourar ligeiramente, junte então a cenoura cortada às rodelas, o presunto em cubos e a chouriça em rodela e o salpicão em meias-luas. Deixe estufar um pouco e adicione as tripas cortadas e já bem cozidas, o chispe e a mão de vitela cortado em pedaços; deixe estufar mais um bocado e junte então um pouco de água da cozedura das tripas e das outras carnes.
5- Tempere com sal, pimenta-preta e branca, os cravinhos-da-índia e o colorau e deixe estufar mais um pouco.
6- Por fim junte o feijão cozido com um pouco de água da cozedura das carnes e deixe apurar, mexendo com regularidade e em lume brando. O caldo deve ficar espesso e untuoso devido à cozedura da mão de vitela e da gelatina que deixa na água.
7- Desfie a galinha, no momento de servir termine as tripas com os cominhos em pó e coloque a galinha desfiada sobre as tripas. Sirva bem quente acompanhadas de arroz branco.

História

A origem das Tripas à moda do Porto, remonta á época dos descobrimentos portugueses, com início em 1415 com a conquista de Ceuta, pela armada do Infante D. Henrique. 

João I , pediu aos habitantes da cidade do Porto todo o género de alimentos. Todas as carnes que a cidade tinha foram limpas, salgadas e acamadas nas embarcações, ficando a população sacrificada unicamente com as miudezas para confeccionar, incluindo as tripas.

“Os portuenses passaram a ser apelidados por ‘tripeiros‘, também por terem assumido esse prato e construído esse prato como uma iguaria única no mundo”.